03/05/2014

As escolas de educação básica devem reajustar os salários de professores e funcionários em 6,37%, retroativo a março. O índice já vinha sendo anunciado pela Fepesp, mas aguardava a aprovação das assembleias realizadas entre 24 e 26/4 para se tornar definitivo.

Nesta segunda-feira, dia 28, o sindicato patronal, Sieeesp, e as duas federações – Fepesp e Fetee -, em nome dos sindicatos filiados, divulgaram um comunicado conjunto (a versão para impressão está no final da matéria, em anexo) informando o reajuste, os novos pisos salariais e a participação nos lucros (PLR) de 24%, que deve ser paga em 2014, até 15 de outubro.

As escolas que já fecharam a folha de pagamento podem fazer uma folha complementar ou pagar as diferenças retroativas de março e abril junto com os salários de maio.

Convenção
As novas convenções coletivas dos professores e dos auxiliares são válidas por dois anos. Os índices de reajuste definidos para 2014 e 2015 repõem integralmente a inflação e garantem aumento real (1% em 2014 e 2% em 2015).

A participação nos lucros, de 24% em 2014, aumenta para 30% em 2015 (veja condições abaixo). Algumas cláusulas sociais também trazem mudanças importantes para professores e auxiliares.

fonte: FEPESP