14/05/2019
CARTA ABERTA SOBRE AS NEGOCIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Os sindicatos de professores de Guarulhos, Santos, São José do Rio Preto e São Paulo deram entrada nesta quinta-feira, 09/05, a pedido de dissídio coletivo sobre a Campanha Salarial 2019, para a renovação de suas convenções coletivas de trabalho.

Procolo do primeiro processo de dissídio: TRT 2ª região.

Esses quatro sindicatos, entre os 25 sindicatos integrantes da Fepesp, não aprovaram em suas assembleias nenhuma das duas propostas apresentadas pelo grupo patronal. O Sieeesp, que representa os estabelecimentos de ensino na rede privada do Estado de São Paulo, assumiu posição intransigente e negou-se a voltar a negociar, procurando impor uma proposta não construída na mesa de negociações.

O dissídio foi impetrado no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região (São Paulo, Capital).

Um segundo pedido de dissídio – Outros vinte sindicatos integrantes da Fepesp também preparam pedidos de dissídio coletivo. Esses vinte sindicatos haviam aprovado a proposta de acordo por um ano formulada oficialmente pelo Sieeesp que, inexplicavelmente, negou-se a assinar os acordos. A alegação do Sieeesp, de que não havia apresentado proposta de acordo por um ano, é falsa, está documentada e foi desmentida em nota pública assinada pelo conjunto de Sinpros integrantes da Fepesp (veja nota completa abaixo).

Este segundo pedido de dissídio está em fase de juntada de documentos e deverá ser apresentado nos próximos dias ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (Campinas), que atende as bases onde a maioria destes 20 sindicatos tem atuação.

Apenas um dos 25 sindicatos integrantes da Fepesp não entrará em dissidio algum: o SAAE Rio Preto, de São José do Rio Preto, que representa exclusivamente auxiliares de administração escolar,  já assinou convenção coletiva por dois anos para a sua base.

Educação Básica: a verdade verdadeira sobre a negociação e as propostas

Na segunda-feira, dia 6, os sindicatos integrantes da Fepesp lançaram nota pública contestando a afirmação patronal de que não teria recuado de suas propostas. O sindicato patronal divulgou nota – incorreta! – em seu site negando seu recuo – comprovado! – nas propostas negociadas e aprovadas em assembleias de professores em todo o Estado. Como mentira tem perna curta, aqui está a verdade dos fatos – sustentados em farta documentação oficial.

FONTE: FEPESP