19/08/2014

SINPROVALES   começa discussão no ensino superior

Em 14/08, Semesp recebeu lista de pautas e comissão definiu agenda.

Aconteceu em 14/08 a primeira reunião da Comissão de Aprimoramento das Relações de Trabalho, que reúne o SINPROVALES, demais sindicatos da Fepesp e representantes do Semesp, sindicato patronal do ensino superior.

A conversa estava prevista para o dia 12, mas foi adiada a pedido dos patrões.

Os sindicatos entregaram uma pauta inicial com os temas que querem discutir na comissão. São estes: adicional por titulação; aprimoramento acadêmico; complementação de benefício previdenciário; e auxílio-creche (Veja abaixo).

Na conversa, os sindicatos definiram uma agenda de trabalhos até dezembro. As duas partes voltam a se reunir em 9 de setembro, em São Paulo.

Os temas da pauta entregue agora são mais simples e a comissão também irá tratar de outros assuntos mais complexos, como as novas tecnologias e o limite de alunos por turma.

Pauta entregue pelos sindicatos em 14/08:

Adicional por titulação

Os professores terão direito a um adicional por titulação, incidente sobre o valor da hora-aula, compensados os adicionais já pagos a mesmo título em razão de plano de carreira ou plano de cargos e salários já existente: Mestrado – 10%; Doutorado – 15%. Os índices não seriam cumulativos.

 

Aprimoramento acadêmico

Os professores, matriculados em cursos de mestrado ou doutorado, poderão manter o pagamento integral do salário e, ao mesmo tempo, reduzir em 50% a carga horária, no semestre letivo anterior à data da entrega da dissertação ou da tese.

Complementação de benefício previdenciário

Em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde, o professor terá direito a uma complementação do benefício previdenciário para que perceba a mesma remuneração que receberia em atividade, durante o prazo de cento e vinte dias.

Auxílio-creche

Direito do professor que mantenha a guarda de filhos a receber um reembolso-creche, que seria integral, no caso de crianças de 0 a 6 meses; e, no caso dos 6 meses até 7 anos, reembolso de 80% do valor gasto, tendo como limite mensal R$ 534,60.

Fonte; FEPESP