11/09/2012

Os professores do Anglo/COC das unidades do Taquaral, Cambuí e Barão Geraldo (em Campinas), de Americana, de Vinhedo e de Indaiatuba manterão a greve deflagrada nesta segunda-feira, dia 10, até as 19 horas de hoje (terça-feira, dia 11) quando se reúnem em nova assembleia para avaliar se houve confirmação do pagamento dos salários para todos e se mantêm ou não a paralisação.

As direções das unidades do Anglo serão informadas por carta de que o pagamento deverá ser creditado e para todos os professores até as 16 horas desta terça-feira, e que caso os depósitos não se concretizem, que a Instituição se encarregue de comunicar pais e alunos de que a volta às aulas amanhã, quarta-feira, não está garantida. Os diretores do Sinpro e professores do Anglo/COC, Claudio Jorge e Herick Martin Velloso, terão condições de acompanhar ao longo do dia se houve ou não o crédito em conta dos salários, o que servirá de parâmetro para a decisão da assembleia.

Nesta terça-feira, segundo dia de greve, a paralisação dos professores atingiu todas as unidades no ensino médio e cursinho e no fundamental II (5º ao 9º ano). Pela manhã os diretores do Sinpro fizeram uma panfletagem na porta de cada unidade e entregaram uma carta dirigida aos pais explicando os motivos da greve. Em seguida os pais foram para uma reunião convocada pela Mantenedora do Anglo.

A própria Instituição comunicou na segunda-feira, por e-mail, pais e alunos de que as aulas estavam suspensas, atribuindo a responsabilidade da greve aos professores e ao Sindicato. Na assembleia realizada pela manhã no Sinpro Campinas, com a participação de cerca de 30 professores de todas as unidades, o sentimento era de desconfiança e de indignação pela tentativa da Mantenedora do Anglo de manipular as informações tentando colocar pais contra professores.

Veja abaixo carta encaminhada para os pais e alunos, por e-mail pela Instituição e divulgada no Facebook.

Atrasos sucessivos

O pagamento dos salários de agosto deveria ter sido feito no dia 6 de setembro, véspera do feriado, mas até as 12h07 desta terça-feira, não havia se concretizado. Desde meados do ano passado o Anglo/COC passou a atrasar o pagamento dos salários e a entrega das cestas básicas. O salário de férias e abono que deveriam ter sido pagos no final do mês de junho, 48 horas antes do início das férias, só foram depositados, sem nenhum juro e sem a multa prevista em Convenção Coletiva, no dia 17 de agosto.  No dia 18 de agosto, os professores em Assembleia, deliberaram que, caso o pagamento dos próximos meses não ocorresse pontualmente no 5º dia útil, seria deflagrada greve em todas as unidades.  A Mantenedora do Anglo foi comunicada da decisão no dia 1 de agosto.

O Sinpro manterá todas as informações atualizadas em seu site www.sinprovales.org.br e na página do Facebook SINPROVALES  para que pais, alunos possam acompanhar o andamento das negociações.

Carta do Anglo aos Pais extraída da página do Facebook

“Srs. pais, prezados alunos.

Informamos que, por determinação do sindicato, a situação de greve será mantida pelos professores amanhã e não teremos atividades normais, porém a escola estará aberta para receber os alunos durante o período de aulas.

Solicitamos que fiquem atentos aos emails, pois manteremos este meio de comunicação.

Lamentamos pelo ocorrido e informamos que as negociações com o sindicato já foram concluídas. Retornaremos nossas atividades normais na quarta-feira próxima.

Diretoria do COC Anglo-Campinas”