13/03/2013

Professores da rede privada de São Paulo terão reajuste de 8,52%

Índice inclui aumento real de 2%, mais reposição integral da inflação

Os salários de março dos professores e auxiliares da educação básica no Estado de São Paulo terão reajuste de 8,52%.

O prazo máximo de pagamento é o quinto dia útil de abril, 05/04.

O índice corresponde a aumento real de 2% e reposição integral da inflação acumulada entre março de 2012 e fevereiro de 2013, 6,52%,

calculada pela média aritmética de três indicadores – ICV (Dieese), INPC (IBGE) e IPC (Fipe).

Na rede privada do Estado de São Paulo, são 128.669 professores da educação básica, segundo o Censo da Educação Básica 2011 (MEC).

O reajuste já estava definido na Convenção Coletiva de 2012, válida até fevereiro de 2014, assinada pela Fepesp e seus 24 sindicatos.

O tamanho final do aumento ficou conhecido em 08/03, quando foram divulgados o INPC e o ICV de fevereiro.

O índice de 8,52% é um dos maiores dos últimos anos, como mostra a série histórica de 2000-2012.

Atenção à base de cálculo

Diferentemente das Convenções anteriores, o índice de 8,52% deve ser aplicado sobre os salários de maio de 2012, data do último reajuste da categoria

Evidentemente, se a escola não concedeu nenhuma antecipação salarial, o reajuste pode ser calculado sobre o salário de fevereiro.

Participação nos Lucros

Os professores e auxiliares de administração têm direito à Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de 24%, que deve ser paga até outubro.

Ensino superior e Sesi/Senai

Desde fevereiro, os sindicatos da Fepesp estão mobilizados na Campanha Salarial 2013 dos professores e auxiliares do ensino superior e dos professores e técnicos de ensino do Sesi e Senai em São Paulo.

No Blog da Campanha, você encontra as notícias, reivindicações e tudo sobre a luta dos trabalhadores das faculdades e das escolas do Sesi e Senai.