10/02/2022

Surgiu um imprevisto, recebeu uma nova proposta de emprego ou por algum outro motivo: se você precisa pedir demissão neste retorno das atividades letivas, veja aqui as principais orientações.

Diferentemente do que ocorre no pedido de demissão no final do ano que está regulado na Convenção Coletiva, vale agora o que determina a CLT. Segundo o artigo 487, a demissão deve ser comunicada com pelo menos trinta dias de antecedência.

Se você tiver que se desligar imediatamente, deve solicitar a dispensa no cumprimento do aviso prévio, mas atenção: o empregador não é obrigado a liberá-lo do trabalho.

Se a escola não concordar e você não puder trabalhar os trinta dias, terá que arcar com multa de no valor de seu salário. O valor é deduzido das verbas rescisórias*. Se a multa superar o que você tem a receber, a conta é zerada.

Atenção: faça sempre em duas vias e guarde uma, protocolada pela escola

Modelos de carta de demissão para o começo do ano letivo

PEDIDO DE DEMISSÃO COM CUMPRIMENTO DO AVISO PRÉVIO

À/AO

nome da escola

Nos termos que dispõe o artigo 487 da CLT, inciso II, venho comunicar meu desligamento nesta instituição a trinta dias a contar da presente notificação, sendo certo que cumprirei o período de aviso prévio.

 

Indaiatuba, Salto, Itu,    data.

 

Prof(a) ___________________

DATE E ASSINE AS DUAS VIAS, E GUARDE UMA DELA PROTOCOLADA PELA ESCOLA.

 

PEDIDO DE DEMISSÃO SEM O CUMPRIMENTO DO AVISO PRÉVIO

À/AO

nome da escola

Nos termos que dispõe o artigo 487 da CLT, inciso II, venho comunicar meu desligamento nesta instituição e solicito a dispensa do cumprimento do AVISO PRÉVIO.

 

Indaiatuba, Salto, Itu,    data.

Prof(a) ___________________

Resposta da Escola

(   ) concedida a dispensa do aviso prévio

(   ) dispensa do aviso prévio indeferida.

 

DATE E ASSINE AS DUAS VIAS, E GUARDE UMA DELA PROTOCOLADA PELA ESCOLA.

FONTE: SINPROSP