17/04/2011

No dia 02 de abril de 2011, o presidente do SINPROVALES, professor Gentil Gonçales Filho, participou como delegado pelo sindicato, do SEMINÁRIO ESTADUAL DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE SÃO PAULO, promovido pela FEPESP, no Hotel Dan Inn, na cidade de Campinas.

A programação do evento contou com a participação do Presidente da FEPESP, professor Celso Napolitano e também da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CONTEE), através da Professora Magdalena Guasco.

Havia um grande número de professores universitários convidados pelos SINPROs para particiapr deste evento, em especial o Professor João Mattar que mencionou a questão da precarização da Educação a Distância no Ensino Superior.

Veja abaixo:

PROGRAMA:

Data: 01 e 02 de abril de 2011
Local: Hotel Dan Inn – Anhanguera
Rodovia Anhanguera, Km 104 – Campinas / SP

Dia 01.04 (sexta-feira)

16h00 – Recepção aos participantes e credenciamento
18h30 – Jantar
19h30 – Abertura: Fepesp, Contee, Sinpro Campinas e demais convidados presentes
19h45 – Palestras:
» “O ensino Superior no contexto do Plano Nacional de Educação”
Profa. Dra. Nereide Saviani
» “Os trabalhadores do Ensino Superior no estado de SP – demandas e perspectivas”
Prof. Celso Napolitano
21h00 – Debate

Dia 02.04 (sábado)

8h00- 8h30- café da manhã

8h30: Mesas Redondas

Mesa Redonda 1- “O ensino Superior Privado no contexto da mercantilização e da intensificação do trabalho dos docentes e dos técnicos e administrativos” Profa. Dra. Madalena Guasco Peixoto.

Mesa Redonda 2- “Desregulamentação da atividade docente e Plano de Carreira” Professores- José Jorge Maggio, Nelson Valverde e Eduardo Teixeira.

Mesa Redonda 3- “A intensificação do trabalho no ensino superior e a ação dos sindicatos- mobilização dos trabalhadores em educação do ensino superior – um desafio para além da campanha salarial”. Professores Celso Napolitano e Cláudio Jorge.

10h00 – Indagações e reflexões dos professores e professoras e dos demais presentes em cada mesa.

12h00- Almoço

13h00 – Coordenação- Profa. Conceição Fornasari

• Apresentação dos principais pontos das diferentes mesas redondas pelos relatores das mesas
• Debate e reflexões finais a luz do texto base da Contee e da campanha salarial 2011
• Elaboração e aprovação da “Carta de Campinas”

16h30 ENCERRAMENTO

Veja o que foi publicado pela CONTEE e pela FEPESP.

Veja aqui outras fotos do evento.